Ácido Ferúlico: o Antioxidante que protege e rejuvenesce a pele
De origem botânica, o ácido ferúlico é um poderoso antioxidante no que toca a uma proteção avançada contra o envelhecimento prematuro da pele, mas não só! Os seus benefícios são muitos e, quando combinado com outros antioxidantes, o efeito do ácido ferúlico é exponencialmente potenciado.
Introdução ao ácido ferúlico
De origem orgânica, o ácido ferúlico está presente no arroz, na aveia, em alguns vegetais e nas sementes da maçã e da laranja – o seu papel ativo na proteção e autopreservação das plantas foi transposto para a cosmética e hoje, o ácido ferúlico é altamente eficaz quando aplicado na pele de forma tópica, principalmente através de um sérum específico. E como é que atua? Criando um escudo protetor para a pele contra as agressões ambientais e a exposição solar, não só prevenindo o envelhecimento cutâneo prematuro, como estimulando a produção de colagénio
Ácido ferúlico – um poderoso antioxidante
Se sozinho o efeito do ácido ferúlico na pele já é significativo, quando combinado com as vitaminas C e E, os resultados são extraordinários. É este o verdadeiro segredo do ácido ferúlico: a sua capacidade de potenciar a estabilidade e a eficácia das vitaminas C e E, consideradas naturalmente mais instáveis uma vez que oxidam facilmente quando utilizadas a solo em produtos cosméticos. A junção do ácido ferúlico às vitaminas C e E desencadeia uma ação dupla ou tripla que é realmente notória e duradoura – o efeito fotoprotetor torna-se oito vezes superior!
5 benefícios do ácido ferúlico
1. Previne contra a formação de rugas e rídulas, graças à sua ação protetora face à poluição, à luz ultravioleta e à radiação infravermelha.
2. Potencia a firmeza da pele, uma vez que o ácido ferúlico atua de forma a evitar os potenciais danos causados pelos radicais livres.
3. Diminui a formação de manchas pigmentares, sendo que uma das suas principais ações é evitar a alteração pigmentar da pele.
4. Reduz inflamação causada por stress oxidativo, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.
5. Atenua sinais de vermelhidão e sensibilidade, evitando a formação de vasos sanguíneos e contribuindo assim para uma tez mais uniforme e saudável.
Indicado todos os tipos de pele, incluindo as peles sensíveis, o ácido ferúlico pode ser usado diariamente, aplicado de manhã antes do cuidado hidratante e do protetor solar. Mas atenção: evite o uso de ácido ferúlico em conjunto com ácidos esfoliantes (ácido glicólico, lático e salicílico), uma vez que pode desencadear alterações no pH e, consequentemente, uma diminuição na eficácia do efeito antioxidante.
Interessada em experimentar a eficácia do ácido ferúlico na sua pele?