Principais cuidados a ter após procedimentos estéticos
Vai marcar ou acabou de fazer um procedimento estético? Seja um peeling, laser, injetável, estética facial ou microdermoabrasão, saiba que dependendo da sensibilidade da pele, as reações podem ser diferentes – sensação de ardor, formigueiro, prurido, secura, vermelhidão, repuxamento e/ou descamação – é, portanto, fundamental saber e pôr em prática os principais cuidados a ter após um procedimento estético.
Proteção solar
Após um procedimento estético, são necessárias algumas semanas para que a pele rejuvenesça por completo. Uma vez que se encontra bastante sensibilizada, está também mais suscetível a sofrer queimaduras, o que significa que necessita de um reforço em termos de proteção solar. Para além de evitar a exposição solar, deve aplicar um protetor solar com fator elevado todos os dias, independentemente da altura do ano em que se encontre.
Temperatura da água
Numa fase mais delicada como a recuperação de um procedimento estético, deve efetuar a limpeza do rosto exclusivamente com água fria, para evitar exacerbar sintomas como a vermelhidão, repuxamento, prurido, secura ou descamação. No mesmo sentido, evite ambientes muito quentes ou com vapor, como saunas e piscinas interiores, por exemplo.
Recomeçar a rotina de beleza
Para assegurar que a pele recupera devidamente após o procedimento estético realizado e com os resultados desejados, é importante aguardar entre 4 a 7 dias até recomeçar a rotina de beleza habitual ou, até mesmo, recomeçar apenas quando sentir que a pele voltou efetivamente ao seu estado habitual. Deve ainda assim, fazê-lo de uma forma cuidada e vigilante.
Evite o uso de maquilhagem
Deve, na medida do possível, evitar utilizar maquilhagem nas primeiras 24-48 horas após um procedimento estético, deixando a pele respirar e auto-regenerar-se da forma mais natural possível. Quando retomar a aplicação de maquilhagem, opte por cosméticos com uma base mineral. Deve igualmente evitar qualquer tipo de depilação ou threading durante pelo menos uma semana.
Cuidados extra
Felizmente existem vários produtos cosméticos que podem ajudar a apaziguar, nutrir e proteger a pele na fase pós-procedimento, facilitando assim o processo e tempo de cicatrização. Deve optar por um produto de limpeza mais suave, em creme ou espuma, completando com uma máscara refrescante ou um cuidado mais específico para pele irritada se for necessário.
Evite praticar exercício físico
Tendo em conta que o aumento do fluxo de micro circulação sanguínea no rosto pode intensificar os efeitos secundários de um procedimento estético, como a vermelhidão, ardor, prurido ou formigueiro – a recomendação passa por não praticar qualquer tipo de atividade física nos primeiros dias após o procedimento.
Hidratação máxima
Para a recuperação plena da pele num contexto pós- procedimento estético, é importante potenciar a hidratação intrínseca através de um maior consumo de água, bem como potenciar a hidratação extrínseca da pele, através da aplicação de um bom creme hidratante, que deve ser reaplicado várias vezes ao longo do dia ou sempre que sentir essa necessidade.
Quando tiver duvidas, questione
No caso de agravamento dos possíveis efeitos secundários e/ou aparecimento de novos sintomas pós-procedimento estético, assim como se surgir qualquer dúvida relativamente aos cuidados a ter nesta fase mais sensível de recuperação cutânea, deve consultar o seu dermatologista ou o profissional que efetuou o procedimento.