A Importância dos Antioxidantes: 8 Motivos para os Incluir na rotina de cuidados de rosto
Os Antioxidantes são compostos produzidos naturalmente pelo corpo e que podemos encontrar em plantas e alimentos; são agentes fundamentais no combate aos radicais livres e na prevenção dos danos cutâneos que estes podem causar. Descubra a importância dos antioxidantes e os inclua na sua rotina de cuidados de rosto.
Há fatores que contribuem para o aumento da produção de radicais livres como a poluição, o stress, o tabaco ou a exposição solar excessiva.
Quando o rácio Antioxidantes/radicais livres está desequilibrado, a pele pode sofrer alterações no aspeto e textura, hiperpigmentação, acne, eczema, rugas e outros sinais do envelhecimento cutâneo.
Os Antioxidantes têm como função combater as grandes causas do envelhecimento cutâneo prematuro e podem atuar de duas formas:
• Diminuindo a formação de radicais livres e ajudando a reparar algumas lesões já presentes na pele;
• Ou bloqueando a atuação prejudicial destes danos sobre as células.
À luz dos conhecimentos atuais, podemos afirmar que os Antioxidantes são efetivamente eficazes e devem fazer parte de qualquer rotina de cuidados de rosto.
Não é de estranhar, portanto, que o maior órgão do corpo – a pele – tenha um papel fundamental na proteção contra agentes oxidativos e que esta vigilância seja potenciada pela introdução de reforços antioxidantes, caso de suplementos, produtos cosméticos ou alimentos. No caso dos produtos de cuidados de rosto, certifique-se sempre que os seus cosméticos contém pelo menos um dos seguintes antioxidantes: vitamina C, vitamina E, resveratrol, coenzima Q10, niacinamida, polifenol, flavonoides, ácido ferúlico e glutationa.
Porque devemos reforçar a ação antioxidante na pele?
1. Poder anti-inflamatório: uma vez que promovem a circulação e o metabolismo celular, os antioxidantes são excelentes no controlo da inflamação cutânea o que, por sua vez, mantém a pele uniforme, luminosa, sem acne e sem rugas.
2. Pele tonificada: uma das grandes vantagens dos antioxidantes é a sua capacidade de regeneração e rejuvenescimento – o resultado é uma pele mais firme.
3. Ação anti-rugas: a ação antienvelhecimento dos antioxidantes não só previne o aparecimento de rugas e rídulas, como atenua as já existentes, preenchendo a pele de forma natural.
4. Luminosidade: a utilização de antioxidantes, devolve à pele a luminosidade perdida, resultando numa pele resplandecente, com saúde que se vê e se sente.
5. Efeito calmante: verdadeiramente multi-facetados, os antioxidantes assumem ainda o papel de cuidador das peles mais sensíveis, irritadas e vermelhas, contribuindo ativamente para manter os seus níveis de hidratação elevados.
6. Cuidados específicos: existem produtos de antioxidantes e desenvolvidos especificamente para áreas do rosto distintas – contorno dos olhos, contorno dos lábios – permitindo assim cuidados reforçados nestas áreas.
7. Ação auto-reparadora: os antioxidantes têm um papel preponderante, quer na estimulação da produção de colagénio, quer na estimulação da circulação, o que significa que não só potenciam o desenvolvimento de novas células como promovem a auto-reparação da pele.
8. Alimentos antioxidantes: também é possível reforçar os cuidados cutâneos ao consumir alimentos ricos em antioxidantes, como é o caso do tomate, cenoura, brócolos, espinafres, batata-doce, espargos, feijão, morangos, mirtilos, laranja, maçã, toranja, nozes, chocolate negro, chá verde, café, vinho tinto, entre outros.
Que cuidados antioxidantes tem no seu ritual de beleza?