A pele é o maior órgão do corpo e serve como uma barreira protetora. A sua saúde e aparência da superfície é determinada por factores ambientais, bem como a função dos componentes que compõem as camadas inferiores.
Escolha o tipo de pele ou problemática para explorar os atributos fisiológicos
Esta substância oleosa é produzida pelas glândulas sebáceas. O sebo ajuda a impermeabilizar a pele. O sebo forma uma película na pele que contém a água e mantém afastados os agentes irritantes.
Localizadas na raiz dos folículos pilosos, estas glândulas produzem óleo. Este óleo, ou sebo, lubrifica e impermeabiliza a pele e o pêlo. As glândulas sebáceas encontram-se em todo o corpo excepto nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.
A camada intermédia da pele contém nervos, glândulas, proteínas essenciais, enzimas e células sanguíneas, o que a torna o "centro de operações" da pele. Contém colagénio e elastina, que proporcionam apoio e estrutura à pele.
É a camada mais externa da pele que actua como barreira entre o corpo e o ambiente. O estrato córneo, a camada mais superior, é composto por corneócitos (células cutâneas planas mortas) que formam a barreira da pele. A camada basal, no fundo, é o local onde se produzem os pigmentos.
A camada mais superior fica fina e irregular devido à falta de hidratação. As células descamam ineficazmente, agregando-se umas às outras, impedindo que novas células cutâneas alcancem a superfície da pele.
Os melanócitos produzem melanina em excesso no fundo da epiderme. No topo da epiderme, o excesso de melanina causa manchas escuras na superfície da pele.